A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (17), a Operação Fênix, que mira traficantes de Campo Grande e Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai por meio de Pedro Juan Caballero.
A organização criminosa, segundo a polícia, enviava drogas do município paraguaio para outros estados, além de fazer lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas, através do comércio e financiamento de veículos, utilizados por empresas localizadas em Campo Grande.
Foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão, e dez de prisão preventiva pela 5ª Vara Federal da Capital. As investigações buscam confirmar a ligação entre os membros da organização criminosa, reforçar os indícios de lavagem de dinheiro, apreender bens de alto valor e individualizar a conduta de cada envolvido.
As medidas cautelares autorizadas pela Justiça Federal ainda autorizam o sequestro e indisponibilidade de diversos bens móveis, imóveis e valores financeiros relacionados aos integrantes do grupo criminoso.
Apreensões
Durante as investigações já foram apreendidos 12 carregamentos que somaram de 21 toneladas de maconha e 18 integrantes da organização criminosa acabaram presos. Com eles, os policiais apreenderam R$ 68.546 mil em espécie.
A operação
O nome da operação faz referência ao significado de Fênix, ressurgimento das cinzas, haja vista que boa parte da organização criminosa foi investigada e presa no ano de 2009 na Operação Litoral, pela prática dos mesmos crimes investigados.
Os nomes dos presos e investigados na operação não foram informados pela Polícia Federal.