Motorista de um caminhão identificado como Chaihuan Venturim Oliveira, de 32 anos, morador em Presidente Bernardes (SP), foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) nesta sexta-feira (25/7), transportando 5,2 toneladas de maconha em uma carga lícita de mileto.
A prisão e apreensão ocorreram na BR-463, em Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai, durante fiscalização de rotina. Os agentes abordaram o veículo Iveco, com placas da referida cidade paulista e que tinha como destino a cidade de Bastos (SP).
Ao ser flagrado com a carga de entorpecentes, Chaihuan alegou ter sido sequestrado e obrigado a realizar o transporte sob ameaça. A droga estava na carroceria do caminhão, distribuída em dezenas de fardos.
A droga totalizou 5.260 quilos. Questionado, o motorista informou que pegou a carga em Antônio João e foi até um posto de combustíveis na fronteira. Lá, ele teria sido rendido por homens em uma caminhonete Volkswagen Amarok branca, levado a uma chácara e mantido em cativeiro.
Segundo relato de Chaihuan, os criminosos prepararam o caminhão com a droga e o ameaçaram de morte caso não realizasse o transporte. Ainda de acordo com ele, os homens diziam conhecer sua família e prometeram retaliação se ele desobedecesse.
Contudo, ainda conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, o paulista não registrou ocorrência sobre o suposto sequestro. Ao ser questionado sobre o motivo do silêncio, permaneceu calado.
Ele, o caminhão e toda a carga foram encaminhados à sede da PF (Polícia Federal) em Dourados.