Idosa de 71 anos procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados nesta quarta-feira (26/11), para denunciar um golpe que lhe causou prejuízo de R$ 38.995. A vítima contou, conforme o registro policial, que havia adquirido há alguns dias, curso de costureira pela internet.
Após a compra, ao acessar o site, encontrou um número de WhatsApp supostamente destinado ao suporte do curso. Foi por esse canal que ela passou a conversar com alguém que se apresentou como atendente.
Durante a conversa, o golpista afirmou que seria necessário atualizar e completar um cadastro. A idosa, acreditando se tratar de um procedimento comum, preencheu formulários enviados pelo criminoso — informando nome, CPF, dados pessoais e outros campos solicitados.
Sem perceber, ela acabou entregando informações que permitiram ao estelionatário acessar a sua conta bancária. A vítima relatou que só se deu conta do golpe depois de encerrar a conversa e, ao conferir o aplicativo do banco, encontrou quatro transferências realizadas para contas desconhecidas.
“Faltaram cinco reais para fechar 39 mil”, lamentou a idosa aos policiais.
O caso foi registrado e será investigado pela PC (Polícia Civil).
As autoridades reforçam o alerta: links enviados por desconhecidos, solicitação de dados pessoais e atendimentos via aplicativos de mensagem são as portas de entrada mais comuns para golpes — especialmente contra idosos.