Na manhã desta quinta-feira (20/3), a Delegacia de PC (Polícia Civil) de Itaporã deflagrou a operação 'Ataraxia', para combater o tráfico de drogas na cidade, onde foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar. A operação contou com apoio de forças de segurança de Dourados.
A operação teve início com investigações sobre crimes de homicídio ocorridos na cidade, sendo constatado que havia uma “guerra” entre facções rivais e o motivo estaria ligado ao domínio no comércio de drogas. Anteriormente já haviam sido presos cinco indivíduos integrantes de organizações criminosas, envolvidos em crimes contra a vida.
O aumento da criminalidade foi observado mediante a migração de apenados que progrediam para o regime semiaberto e conseguiam endereços na cidade para cumprir a pena. Foi constatado em um caso que um apenado praticou 6 furtos com rompimento de obstáculo, causando prejuízos e insegurança para a população.
Na operação de hoje, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar em Itaporã, momento em que um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, em razão de guardar em sua residência aproximadamente 1,8 quilo de maconha. Também foi apreendido um colete balístico na residência.
O investigado guardava parte da droga em um caminhão de madeira infantil, que estava carregado com 31 invólucros da droga citada acima.
Saiba mais
Sobre o termo 'Ataraxia', escolhido para nomear esta operação, trata-se de um conceito que remete à tranquilidade, ausência de perturbação, que é o que a Polícia Civil pretender reestabelecer na cidade de Itaporã, conforme explicou o delegado Jônata Rafael, titular da Delegacia local.