Segundo a FTC (Força Tarefa Conjunta), a emboscada que matou três sargentos no Departamento de São Pedro, no Paraguai, foi muito bem-feita. Ainda não há detalhes sobre os explosivos usados no ataque e para o porta-voz do grupo, Luis Apesteguía, o crime poderia ter provocado outras perdas, considerando as proporções do ataque.
O comboio composto por um caminhão e uma van, e o ataque aconteceu na tarde de quinta-feira (29), e conforme o Midiamax, quando saíam de um local de patrulha no meio de uma estada em San Pedro. “Foi uma emboscada bem planejada deste grupo criminoso que resultou na morte de três de nossos camaradas”, disse Luis, em referência direta ao EPP.
Os agressores enterraram uma armadilha no caminho usado pelos policiais uniformizados e a detonaram quando o caminhão militar Mercedes Benz passou por cima dela. O poder explosivo da bomba abriu um buraco na estrada, que destruiu todo o veículo e matou os três ocupantes, identificados como Lauro Ramón Monzón Acosta, Mauricio Pérez Paredes e Eulalio Espinoza.
Apesteguía comentou também que o ataque continuou contra o caminhão Toyota que vinha atrás como escolta. No entanto, segundo ele, os militares conseguiram reagir a tempo.
“Eles também atacaram o outro veículo que vinha atrás, mas os militares reagiram e repeliram, evitando que fossem levados todos os fuzis”, disse o porta-voz da FTC.