Como noticiado nesse domingo (9/2), após a execução do motorista de uma Van, identificado como Valdinei Marcos da Silva, de 39 anos, na BR-060, entre Jardim e Bela Vista (relembre aqui), policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam os autores do crime, entre eles, um ex-policial civil, de 55.
Segundo a polícia, ele seguia como passageiro em um carro Fiat Toro, que era conduzido por outro homem, de 33 anos. Ambos foram detidos enquanto fugiam para o município de Amambai.
Na abordagem da Fiat Toro de cor preta apontada por testemunha como veículo usado no crime, os militares encontraram uma espingarda calibre 12 CBC Military, R$ 9 mil em espécie e um capuz ‘bala clava’.
O homem de 33 anos foi identificado como o proprietário da arma e também da Fiat Toro. Ele alegou ter sido coagido pelo ex-agente para que alugasse o automóvel e a arma para que pudesse cobrar uma dívida de uma pessoa em Jardim.
Já o homem de 55 anos afirmou que foi o motorista o responsável pelos disparos que mataram o motorista Valdinei. Ambos acabaram se acusando mutuamente, todavia narrando o mesmo fato que a vítima foi baleada com a Van ainda em movimento na rodovia BR-060 no sentido Bela Vista, e depois baleada por mais vezes.
Na casa do motorista do carro, ainda conforme nota divulgada pelo Departamento de Operações de Fronteira, foram encontradas dezenas munições e armas de fogo, sendo elas: uma pistola TS9 nove milímetros, com dois carregadores, uma carabina puma calibre 38, uma carabina CBC 7022 calibre 22, com um carregador, e uma carabina Gamo 6.25 com acessório Luneta red dot Cactus 1x35
Sobre o ex-policial civil, ele foi demitido da corporação em 2018, por práticas de irregularidades administrativas depois de regular processo Administrativo disciplinar, não tendo nenhum vínculo com a PCMS, inclusive estava com tornozeleira eletrônica de fato criminal recente no estado do Paraná onde responde por tráfico de drogas.
Finalizado as diligências, ambos autores e armas de fogo e demais instrumentos de delitos foram encaminhados à Delegacia de PC (Polícia Civil) de Jardim para os procedimentos de Polícia Judiciária Civil.