Um grupo de indígenas da comunidade Tekoha Yvu Vera, armados com pedaços de paus e foices tem invadido empresas entre a noite de segunda-feira (26/6), e esta terça (27/6), que ficam localizadas às margens do Anel Viário Ivo Anunciato Cerzósimo, em Dourados.
A reportagem está no local e segundo relato de funcionário, um dos indígenas estaria armado com uma pistola, e o bando chegou a ameaçar e agredir os trabalhadores que também foram expulsos do local.
Os colaboradores de uma das empresas invadidas contaram para a reportagem que chegaram hoje para trabalhar e constataram um buraco no muro, chamaram pedreiro para que fizesse o reparo, mas este, por sua vez, foi ameaçado e também obrigado a sair pelos invasores. Eles também alegam que ferramentas foram furtadas.
O Ligado Na Notícia teve acesso às imagens das câmeras de segurança que mostram o momento que os indígenas invadem a empresa.
Outra informação apurada pela reportagem é que o grupo invasor chegou a apresentar uma ‘intimação’ falsa na tentativa de justificar a invasão.
No suposto documento, o grupo afirma que se sente “empurrado pelas empresas e chácaras, mas não vamos sair do nosso tekoha [...]”. Em outro trecho eles pedem a presença da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ministério dos Povos Indígenas.
Abaixo segue a foto do ‘documento’.
Neste momento autoridades policiais tentam negociar a saída dos indígenas do local, mas eles se “apresentam irredutíveis”.