O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) bateu novo recorde no número de drogas apreendidas de janeiro até hoje (29). Com a última apreensão (leia aqui), que tirou de circulação quase dez toneladas de maconha, o Departamento chegou ao total de 205 toneladas de ilícitos apreendidos.
Número é bem maior que as apreensões registradas em 2019, quando foram 109 toneladas de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul.
Em entrevista exclusiva ao Ligado Na Notícia, na manhã desta terça-feira, o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, afirmou que a comunicação entre as polícias é fundamental para as ações de combate ao tráfico.
Além disso, para Wagner, Dourados, município que fica próximo a Ponta Porã, que faz fronteira seca com o Paraguai por Pedro Juan Caballero, é, com certeza, rota para o tráfico de drogas.
“Os grandes volumes de drogas apreendidos não são apenas do DOF, há outros órgãos também realizando essas apreensões, mas isso é possível graças à comunicação que há entre as polícias. Outro fator que levamos em consideração é a pandemia. A demanda e procura por drogas, infelizmente aumentou cerca 8%. As pessoas ficam mais em casa, e estão procurando essas vias, nada boas, para passar o tempo”.
O diretor também ressaltou que, “muitos traficantes passam pelo município com drogas, porém, elas não têm Mato Grosso do Sul como destino final, mas sim, grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais”, finalizou Wagner.
Até 7 de setembro, o Estado já era considerado recordista brasileiro em apreensões, isso porque foram tirados de circulação quase 520 toneladas de drogas, aumento de 106% em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram apreendidas pouco mais de 243 toneladas.
Do total de drogas apreendidas este ano, o maior volume, 337 toneladas, foram no interior de MS, especialmente nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai.
Além disso, o Departamento de Operações de Fronteira é responsável por grande parte das apreensões, mais de 182 toneladas. Em todo o ano passado, foram 73,2 toneladas.
População é fundamental
A população pode desempenhar um papel fundamental na luta no combate ao tráfico de drogas. Garantindo sigilo da identidade, o DOF disponibiliza o número 0800 647 6300 para denúncias seja de tráfico, contrabando, veículos roubados ou furtados.