Durante toda a quarta-fera (12/2), na cidade de Três Lagoas, foi deflagrada pela Delegacia Regional, Unidade Regional de Perícias e Identificação e pela concessionária de energia, a operação 'Apagão', em Três Lagoas, visando a repressão aos crimes de furto de energia elétrica, através da fiscalização de diversos estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais, distribuídos por todas as regiões da cidade.
A operação foi coordenada pelo SIG (Setor de Investigações Gerais), com a participação de quase 30 policiais civis de todas as delegacias do município, sendo empenhadas dez viaturas.
Ao todo foram fiscalizadas 15 unidades consumidoras de energia elétrica, distribuídas entre lanchonetes, adegas, mercados e também residências, sendo constatadas 12 irregularidades.
Em dois dos locais, os proprietários foram autuados em flagrante, e poderão ser processados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude ou estelionato, conforme o caso específico, com penas que variam entre cinco a oito anos de reclusão.
Outras pessoas foram conduzidas a delegacias de polícia da área para prestarem depoimentos, podendo ser indiciadas como suspeitas da prática do crime.
Nos demais casos, os proprietários não foram encontrados no local no momento da fiscalização, mas foi lavrado o laudo constatando a irregularidade e o boletim de ocorrência, sendo que também serão investigadas através de inquérito policial.
De acordo com a empresa de energia, o volume de energia elétrica recuperada durante operação é suficiente para abastecer aproximadamente 4 mil domicílios na cidade, durante o período de um mês.
A Polícia Civil destaca que operações dessa natureza, de combate aos crimes de furto de energia elétrica, bem como de fiscalização da regularidade das unidades consumidoras terão outras edições ainda este ano.