Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde de domingo (19/1), uma Hilux e uma S10 com registro de roubo/furto no Paraná. O terceiro veículo, Ford F250 não possuía registro no Brasil. As três estavam carregadas com 10.130 toneladas de maconha. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um patrulhamento na MS-180, no município de Japorã, quando deram a ordem de parada aos condutores das três caminhonetes, que seguiam em alta velocidade.
Os homens desobedeceram e, cerca de dois quilômetros depois os veículos foram abandonados. Os agentes realizaram buscas na região, porém, nenhuma pessoa foi localizada. Durante a checagem dos agregados dos veículos contatou-se que a GM S10 possuía um registro de Roubo na cidade de Terra Roxo (PR) no dia 31 de julho de 2020 e a Toyota Hilux, um Registro de Furto dia 26 de outubro de 2023 na cidade de Marialva (PR).
A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 20,8 milhões.