Após mais de quatro anos à frente do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil em Dourados, o delegado Erasmo Bruno de Mello Cubas foi transferido para Campo Grande, onde passará a atuar na Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos). A nomeação foi publicada em Diário Oficial do Estado e faz parte de um remanejamento estratégico da corporação.
Reconhecido por sua atuação em casos de grande repercussão, Cubas deixa um legado marcante no Setor de Investigações Gerais da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Desde 2021, o delegado esteve à frente de investigações complexas que resultaram em prisões, apreensões e elucidação de homicídios que chocaram a população da região.
Um dos principais casos sob sua condução foi o assassinato do médico Gabriel Paschoal Rossi, ocorrido em agosto de 2023. O crime causou comoção em Dourados e mobilizou intensa força-tarefa de investigação, sob liderança de Cubas. O inquérito permanece em andamento, mas com avanços considerados importantes pela polícia.
Outro caso emblemático ocorreu em julho de 2023, quando o SIG desarticulou uma quadrilha de tráfico de drogas liderada por um homem monitorado por tornozeleira eletrônica. A operação resultou na prisão de sete pessoas em diferentes cidades, entre elas Dourados e Nova Andradina, e na apreensão de drogas, armas e munições.
Em março de 2022, Cubas comandou uma ação que resultou na apreensão de mais de 100 quilos de cocaína e 50 quilos de maconha, durante investigação contra uma quadrilha de estelionatários. A operação contou com apoio do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).
No mesmo ano, esclareceu o assassinato de Vando Rodrigues dos Santos, executado com um tiro na cabeça por conta de uma dívida relacionada ao tráfico de drogas. O crime, inicialmente tratado como um desaparecimento, foi desvendado em poucos dias.
Outro episódio de destaque foi o assalto ao banco Bradesco, no centro de Dourados, ocorrido em novembro de 2021. A quadrilha agiu com precisão, e a investigação revelou que o grupo era especializado e vinha de outro estado. Cubas liderou os trabalhos que identificaram os autores e reconstruíram o modo de operação dos criminosos.
Homenagens
Ainda em 2021, ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Dourados pela rapidez e eficiência nas investigações do caso Raíssa Cabreira, menina de 11 anos que foi vítima de estupro e assassinato, crime que provocou protestos e comoção em toda a cidade.
Agora, na capital do estado, o delegado assume novo desafio à frente da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), com possível apoio também à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira). A expectativa é que a experiência acumulada em Dourados contribua diretamente para o enfrentamento ao crime na capital.
A transferência de Cubas integra uma série de mudanças estratégicas promovidas pela Polícia Civil, com o objetivo de reforçar o combate à criminalidade em diferentes regiões do Estado. Um novo delegado será designado para a chefia do SIG de Dourados nos próximos dias.