De janeiro a junho de 2021, a Defron (Delegacia Especializada em Repreensão aos Crimes de Fronteira) apreendeu mais de 50 toneladas de drogas e prendeu 115 pessoas na região de Dourados e demais cidade do sul de Mato Grosso do Sul.
Atualmente, o delegado Rodolfo Daltro é o titular da delegacia.
O balanço divulgado nesta terça-feira (6), revela que no primeiro semestre deste ano, foram apreendidas 50,6 toneladas de entorpecentes, e 156 toneladas foram queimadas.
Também houve prisões, como já mencionado, 155, sendo 92 em flagrante e 23 por mandados de prisão.
Outro dado que chama atenção é a quantidade de munições apreendidas nesse período – 253. Armas apreendidas, entre pistolas, revólveres e fuzis, foram 17.
Só para relembrar, no dia 1 de junho de 2021, a Defron prendeu Augusto Cubas, de 32 anos, e apreendeu dois fuzis calibres 5.56 em Ponta Porã, na Linha Internacional entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Os policiais visualizaram dois homens a bordo de uma moto, sem placas, sendo que o passageiro estava com mochila nas costas.
Num determinado momento, o ‘garupa’ pulou da motocicleta, correndo rumo ao Paraguai, no entanto, acabou detido. Na mochila estava o fuzil, e questionado sobre, ele disse que receberia R$ 200 para levar do bairro Residencial I, ao distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã.
Quanto ao homem que pilotava a moto, o Augusto disse que não o conhecia. Ele foi preso em flagrante pela prática de posse ilegal de arma de fogo.
Em continuidade às ações em Ponta Porã, ainda na segunda-feira, por volta das 14h, a Defron ao apurar denúncia de que em um imóvel desocupado, cujo proprietário foi vítima de homicídio no ano passado, estaria ocorrendo uma negociação referente à aquisição de armas de fogo, foi ao local, e três indivíduos fugiram.
No imóvel, os policiais apreenderam outro fuzil, também calibre 5.56. Os agentes constaram ainda indícios que no local funcionaria um entreposto de drogas.
Por fim, a Defron também instaurou 114 inquéritos.
Confira o vídeo divulgado pela Defron: