Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) prenderam na manhã desta quarta-feira (26/2), o pistoleiro brasileiro Marcelo Rogério Gnoato, conhecido como "Alemão", de 37 anos, com mandado de prisão no Brasil por homicídio e tráfico de drogas. Ele estava foragido desde sua fuga de um presídio no Paraná e foi capturado durante uma operação no Bairro San Jorge, em Saltos del Guairá, na fronteira com o Mato Grosso do Sul.
Segundo as investigações, Marcelo Gnoato era chefe operacional do PCC (Primeiro Comando da Capital), coordenando atividades ilícitas na região de Saltos del Guairá. Durante a ação, os agentes apreenderam uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 22, com várias munições, celulares e rádio comunicador; balança de precisão e um notebook.
A prisão foi coordenada pelo promotor Abelino Bareiro, que determinou o encaminhamento do criminoso e dos itens apreendidos para a Base Regional da Secretaria Nacional Antidrogas em Saltos del Guairá e depois a expulsão dele do Paraguai.
A captura de Gnoato representa um importante golpe contra o crime organizado na fronteira entre Brasil e Paraguai. As autoridades seguem investigando a rede de conexões do criminoso e possíveis comparsas na região.