Na madrugada desta quinta-feira (30/10), grupo formado por pelo menos 50 homens, assaltaram uma agência bancária do Itaú, localizada no povoado paraguaio de Katueté, distante 60 quilômetros de Mundo Novo.
Imagens mostram que o prédio ficou destruído por bombas usadas para arrombar os três caixas eletrônicos e o cofre principal. O valor roubado ainda não foi informado, no entanto, a imprensa paraguaia fala em 900 mil dólares, o equivalente a quase R$ 5 milhões. (Veja o vídeo acima).
A Polícia Nacional do Paraguai informou que o assalto ocorreu por volta das 2h50 (MS). Os bandidos bloquearam as saídas para Salto del Guairá (ao norte) e para Ciudad del Este (ao sul) e dispararam centenas de tiros para o alto. Testemunhas afirmam que os assaltantes se comunicavam em português.
Um morador que participava de uma festa de aniversário perto da agência contou que um dos bandidos permaneceu do lado de fora vigiando o local, enquanto outro operava o drone, usado para monitorar a movimentação da polícia.
“Parecia que estávamos no Ano Novo diante de tantos disparos. Estavam todos bem tranquilos, mas deixaram um rastro de guerra impressionante”, disse o morador em entrevista à rádio Monumental 1080 AM.
O comissário Leonor González, chefe da Polícia Nacional em Katueté, afirmou que os policiais que escoltavam um veículo de transporte nas imediações ouviram os tiros e explosões e tentaram chegar à delegacia para pedir reforços, mas ficaram a pé no meio do caminho. Os pneus da viatura foram furados por pregos, chamados como “miguelitos”, espalhados pelos bandidos no entorno do prédio da polícia.
González disse que o grupo de assaltantes tinha de 15 a 20 homens, ao contrário do informado no boletim de ocorrência da própria Polícia Nacional, que cita 50 bandidos.
Conforme o comissário, durante a fuga em direção a Ciudad del Este, o bando entrou em confronto com outra equipe da polícia e abandonou uma das caminhonetes, uma Ford Ranger. Até agora não há pista dos assaltantes.