Quatro pessoas foram presas em ação conjunta entre a PC (Polícia Civil) e a Força Tática do 15º Batalhão de PM (Polícia Militar) na tarde da última quinta-feira (1/10), em Maracaju. O grupo, segundo a polícia, é ligado a uma facção criminosa e durante a operação, no Bairro Jardim Ilha Bela II, drogas, munições e um pistola calibre nove mílimetros foram apreendidas.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que a arma apreendida, de uso restrito, pode ter sido utilizada em homicídios registrados em janeiro e fevereiro deste ano no município. O armamento será submetido a exames periciais.
A ação teve início por volta das 15h50min, quando policiais militares flagraram uma negociação de entorpecentes. Durante a abordagem, um homem foi detido com pedras de crack e dinheiro. Na residência usada como ponto de venda, foram encontrados mais porções de entorpecentes, uma balança de precisão e uma mochila contendo cocaína.
As diligências levaram ainda à apreensão de dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que participavam do esquema criminoso. Conforme apurado, o grupo agia sob ordens de detentos de unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, que coordenavam a venda de drogas e outras ações criminosas na cidade.
Na sequência, a operação identificou mais envolvidos: uma mulher de 28 anos e um homem de 30, ambos ligados a facções criminosas. Em outra residência, os policiais localizaram a pistola, dois carregadores, 31 munições intactas e 61 papelotes de cocaína já prontos para comercialização.
Todos os presos e os materiais apreendidos — arma, munições, drogas, celulares e dinheiro — foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Maracaju para as medidas cabíveis.