Momento histórico para a democracia brasileira. Neste domingo (30), milhares de brasileiros vão às urnas para a escolha do presidente e em alguns estados, o governador, como em Mato Grosso do Sul. Em Dourados, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são 169.042 mil eleitores votando em 80 locais diferentes, incluindo a cidade e os distritos.
Na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, são duas zonas eleitorais: 18ª [zona eleitoral] com 45 locais de votação, sendo 311 seções, e nesta, votam 93.180 eleitores. Na 43ª [zona eleitoral], são 35 locais de votação, 247 seções para 75.892 eleitores.
Pela primeira vez, as eleições têm horários unificados em todo o Brasil, entre 8h e 17h (hora de Brasília). Aqui no Estado, as seções abrem às 7h e fecham às 16h. Entretanto, caso o eleitor esteja na fila após esse período, o processo seguirá até que todos que estejam esperando tenham votado.
“Ao final do horário, havendo fila, o mesário da porta entrega senhas em ordem decrescente a quem estiver aguardando para votar. É o presidente que encerra a seção quando não houver mais eleitores”, explica Israel Lins, analista judiciário da 18ª Zona Eleitoral de Dourados.