O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e times da série “A” do Campeonato Brasileiro de futebol, lança nesta quinta-feira (15), a Campanha pela Paz nas Eleições 2022. A ação começa hoje, data em que é celebrado o Dia Internacional da Democracia, em partida válida pelas semifinais da Copa do Brasil entre Corinthians e Fluminense em São Paulo (SP).
O início da partida será marcado pela presença de uma urna eletrônica inflável gigante. A ideia é mostrar apoio ao sistema eletrônico de votação fazendo com que as equipes que representam o futebol brasileiro “joguem no mesmo lado”, por eleições pacíficas, limpas e que espelhem fielmente a vontade do povo. Um verdadeiro sinal de fair play dentro e fora de campo.
O Dia Internacional da Democracia foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração à Declaração Universal da Democracia, assinada por 128 países. A Declaração propõe um melhor entendimento sobre os conceitos de democracia por parte de governos e da sociedade.
Diversos jogos
A ação com a urna eletrônica inflável também deve acontecer nos seguintes jogos do Campeonato Brasileiro:
Domingo (18/9): Flamengo x Fluminense;
Quarta-feira (28/9): Atlético Mineiro x Palmeiras;
Sábado (1/10), véspera do 1º turno da eleição: Internacional x Santos;
Quarta-feira (5/10): Atlético Paranaense x Fortaleza;
Domingo (9/10) São Paulo x Botafogo;
Domingo (16/10) Goiás x Corinthians.
Outras ações
A campanha prevê, ainda, ações diferenciadas durante os jogos, como promover a entrada dos times com a mesma hashtag em destaque nos uniformes; a troca de flâmulas com bandeiras personalizadas entre os capitães dos clubes no início dos jogos; um tuitaço pela paz nas Eleições 2022 no dia 30 de setembro, sexta-feira que antecede o 1º turno, liderada pelos times de futebol; e o uso de bandeira gigante nos estádios, repassada de torcida a torcida, com mensagens e hashtag da campanha.
Vídeo
A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE também preparou um vídeo para o Dia Internacional da Democracia, a fim de disseminar mensagens sobre tolerância, diálogo, respeito e união em favor da paz nas Eleições 2022. Esta é mais uma das várias ações que serão promovidas pelo Tribunal com foco no pleito de outubro.