O uso inadequado de lesmicidas à base de metaldeído em áreas agrícolas de Mato Grosso do Sul tem gerado preocupações em relação à saúde pública e ao meio ambiente. Para enfrentar esse desafio, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) elaboraram plano de ação conjunta que visa intensificar a fiscalização e conscientizar sobre os riscos do uso do produto.
A discussão ocorreu durante reunião técnica entre a Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES e a Iagro, no último dia 15, com o intuito de promover a conscientização sobre o uso inadequado do produto e intensificar as fiscalizações.
O metaldeído, proibido para controle de pragas agrícolas no Brasil, continua sendo utilizado irregularmente, representando risco considerável para a saúde e o meio ambiente. Embora a maior parte dos produtores siga práticas seguras, a utilização indevida dessa substância pode prejudicar o solo, as fontes de água e impactar negativamente a fauna local. “Nosso objetivo é fortalecer o controle sobre a comercialização e o uso do metaldeído, para garantir a proteção tanto da saúde da população quanto da sustentabilidade ambiental”, explicou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, engenheiro agrícola Glaucy Ortiz.
Substância altamente tóxica que pode causar sérios danos à saúde, como intoxicação grave, o metaldeído provoca distúrbios respiratórios e gastrointestinais e pode contaminar alimentos e fontes de água. Por conta disso, a SES e a Iagro estão trabalhando de forma integrada para promover ações educativas, mapear os riscos e fortalecer a fiscalização em todos os pontos críticos.
“Nossa ação visa proteger todos os envolvidos, incluindo os trabalhadores e a população. Com o apoio da classe produtora, podemos garantir que os métodos de controle de pragas sejam seguros e eficazes para todos”, afirmou Karyston da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES.
A reunião resultou em um plano de ação que prevê maior fiscalização, conscientização e a revisão de legislações para garantir a segurança no uso de produtos agrícolas no estado. O Governo de Mato Grosso do Sul segue comprometido com a saúde pública e o meio ambiente, adotando medidas que visam um futuro mais seguro e sustentável para todos.