Em busca de aprimoramento e pensando na melhoria da qualidade de serviço prestado para a comunidade, a Universidade Central do Paraguai (UCP) realizou mais um curso de capacitação e treinamento para os integrantes da equipem de Urgência e Emergência (UE) da instituição.
Com presença constante em diversos eventos sociais, esportivos e culturais da região de fronteira, a Unidade de Urgência e Emergência conta em seus quadros com a presença de médicos, paramédicos e socorristas treinados para dar os primeiros socorros em caso de necessidade com transporte em UTIS Móveis com equipamentos de última geração para atendimentos de alta complexidade.
De acordo com a coordenadora da EU, Naiara Nuñez, o curso teve ênfase em Parada Cardiorrespiratória e na recuperação, estabilização e remoção destes pacientes para uma Unidade de Saúde. “São casos que exigem um procedimento correto e imediato e isso feita da forma certa pode representar a diferença entre a vida e a morte e quanto mais treinado estiver o profissional que faz o primeiro atendimento, mais chance o paciente terá de recuperação. Com treinamento constante diminuem as chances de cometermos erros e por isso estamos investindo nisso.”, disse Naiara.
Segundo o CEO da Universidade Central do Paraguai, Carlos Bernardo, as equipes de Urgência e Emergência da UCP já atenderam centenas de pacientes e durante a pandemia ficou evidente a necessidade da autuação de profissionais treinados e capacitados. “Fizemos com nossas ambulâncias mais de 60 remoções para Assunção e outras cidades do Paraguai e entregamos com vida todas as pessoas que transportamos. Com técnicos e profissionais médicos qualificados e com ambulâncias e equipamentos de última geração conseguirmos amenizar a dor e o sofrimento dos pacientes e de seus familiares. Hoje a Unidade de Urgência e Emergência da UCP é referência na fronteira e em todo o Paraguai e vamos continuar qualificando nosso pessoal para oferecer um serviço de excelência para quem nos procura e para aqueles que precisam de atendimento”, disse Carlos Bernardo.
Cerca de 50 integrantes da UE participaram do curso que foi ministrado por médicos e paramédicos com larga experiência em atendimento de urgência e emergência. A Unidade de Urgência e Emergência da UCP funciona na sede 1 da instituição em Pedro Juan Caballero na avenida das Nações Unidas esquina com a Cerro Leon e os serviços são gratuitos.