Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2022, ocorre o V Seminário Estadual da Guavira, no Complexo Multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Para se inscrever gratuitamente, acesse: https://forms.gle/w1qiEA8KvzWeM1Az9
Nessa quinta edição do Seminário Estadual da Guavira, começou com uma articulação coletiva a partir de representantes das seguintes Instituições: UEMS, FIOCRUZ MS, AGRAER, UFMS, Uniderp, UCDB, UFGD, Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, SEBRAE e representantes da Assembleia Legislativa. para estruturar ações para alavancar a divulgação e as potencialidades no que tange a idealização de ações e demandas objetivando a valorização e a conservação da guavira.
A programação inclui discussões a respeito da domesticação de frutíferas nativas, as potencialidades, redes e negócios sustentáveis, desenvolvimento de novos produtos e perpectivas de cadeias produtivas de guavira e outros frutos. A equipe organizadora incluiu na programação o “Brota guavira” que consiste na Exposição de Trabalhos Científicos, Culturais, Fotos e de Extensão.
Segundo Claudia Cardoso, representante da UEMS na organização, “esse é um evento anual com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente às ações para fomentar atividades relacionadas à guavira, tais como: pesquisas nas áreas medicinal, alimentícia e cosmética, bem com gastronomia, turismo, cultura, inovação, cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de produtos”.
A ideia é divulgar o conhecimento gerado e os resultados de trabalhos técnicos, científicos e artísticos desenvolvidos em prol da conservação, restauração e/ou uso sustentável dessa espécie, incentivando novos projetos e ações, assim como seu consumo.
A publicação em 07 de novembro de 2017, da Lei Estadual Nº 5.082, que declara a Guavira (Campomanesia spp.) como fruto símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul foi um marco para diversas ações relacionadas a importância cultural dos guavirais e do consumo da fruta, bem como de produtos originados.