Os socioeducandos da Unei Dom Bosco (Unidade Educacional), em Campo Grande, desfrutaram durante 20 semanas do projeto “Vamos ler juntos?’’, que viabilizou o acesso à leitura de uma forma diferenciada. Iniciado em maio de 2022, o projeto proporcionou rodas de leituras e o compartilhamento de histórias, feito pelos socioeducandos. Em sua reta final, o projeto finaliza a sua primeira turma.
A idealizadora do “Vamos Ler Juntos?”, professora aposentada Gilza Núria Brandão, explica que queria fazer a diferença na vida dos jovens através da leitura, o que se concretizou por meio da parceria firmada entre a Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O objetivo das reuniões era conquistar e formar leitores autônomos, contribuindo para que sejam bem sucedidos em seus estudos; além de motivar a reflexão sobre a vida, a sociedade e as suas possibilidades de transformação da realidade.
‘’Muitos desses adolescentes não tiveram um contato próximo com o mundo dos livros, oportunidade que é oferecida na Unidade Educacional. No entanto, este projeto de leitura oferece mais do que o acesso à literatura, já que há um trabalho diferenciado planejado para despertar o prazer em ler e a diversidade da literatura”, contou Maurício Cesar Lagoa, diretor da UNEI Dom Bosco.
Para isso, as leituras ocorreram em um ambiente preparado, na Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Bibliotecária Eleuzina Crizanto de Lima, com estímulos aos sentidos, com cheiros e sabores.
A idealizadora do projeto, professora Gilza, juntamente com o grupo, selecionou o livro “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, pois possibilitaria que os adolescentes comentassem sobre suas experiências e vivências, de acordo com a leitura. ‘’Tentei passar a mensagem que era para além da lição de moral e consegui lançar sensações ou sentimentos de que eles são capazes”, salienta Gilza.
Um dos adolescentes que foi integrante do projeto relata sua experiência e destaca que o curso realmente despertou o gosto pela leitura. ‘’Com as reuniões tive o prazer pela leitura, além de adquirir mais conhecimentos e aprendizado de diversas coisas.”
Para a superintendente da Assistência Socioeducativa, Tatiana Rezende Nassar Cintra, o projeto visa formar leitores autônomos capazes de refletir criticamente sobre a vida e novas possibilidades de transformação da realidade, contribuindo para a construção de um novo projeto de vida.
‘’A leitura é importante para a formação das crianças e adolescentes, acredito que uma boa história é capaz de ensinar muito sobre bondade, caráter e honestidade”, destacou Tatiana.
A Unidade Educacional de Internação Dom Bosco, localizada no município de Campo Grande, atende adolescentes em conflito com a lei que estão em cumprimento de medida socioeducativa.