O Batalhão de Polícia Militar Ambiental iniciou hoje (15), a operação Corpus Christi, com 280 Policiais. Com o feriado prolongado, a quantidade de pescadores nos rios, apesar do frio inicial, tende a aumentar significativamente, tanto de turistas de fora quanto do Estado e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estiverem concentrados os principais cardumes.
A operação faz parte das atividades em comemoração da Mês do Meio Ambiente lançado no dia (1) às 8h00 pela PMA, que tem como foco as atividades educativas preventivas, tendo em vista o dia 5 de junho, Dia Internacional do Ambiente.
Apesar de o foco ser a pesca, que deve aumentar nos rios com o feriado, bem como a previsão de aumento da temperatura, a Operação Corpus Christi executada pela PMA objetiva a colocar o efetivo nos rios, em barreiras nas estradas, fiscalização em propriedades rurais, em locais de belezas naturais de prática de turismo cênico e de recreio e outras variáveis de interesse ambiental, para prevenir e combater infrações e crimes que possam degradar esses recursos naturais. O término da operação será na segunda-feira (20), às 8h.
Como ocorre em todas as operações, os Comandantes das 27 subunidades da Polícia Militar Ambiental intensificam a fiscalização em suas respectivas áreas, utilizando, inclusive, o efetivo administrativo. O foco da fiscalização será o combate a todos crimes e infrações ambientais, tais como: pesca predatória, desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, incêndios (Operação Prolepse), às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais e outros crimes contra a flora, caça e outros crimes contra a fauna, bem como transporte de produtos perigosos e atividades potencialmente poluidoras.
Outros tipos de crimes como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, porte ilegal de armas, entre outros, serão coibidos nas barreiras e fiscalizações da PMA, como tem sido realizado nos trabalhos rotineiros. Em 2021, por outros crimes de natureza não ambiental foram presas 4 (quatro) pessoas por porte ilegal de arma de fogo, captura de um foragido da justiça e um veículo foi recuperado.