O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) recebe até esta sexta-feira (23), os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2023, que oferta 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Conforme o Edital 061/2022, que traz todas as regras do processo seletivo, podem solicitar a gratuidade os candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9° ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).
Para isso, no ato da inscrição na Página do Candidato, ao escolher o local (campus) e a opção (curso e o turno), no campo "Escolha a forma de inscrição", deve optar por "Isento". Ainda, é necessário realizar o upload do comprovante no próprio sistema de inscrição, sendo permitido apenas um arquivo, nos formatos PDF, JPG ou PNG.
A divulgação preliminar dos pedidos de isenção será divulgada em 27 de setembro, com prazo de dois dias para recurso. Aqueles que tiverem o pedido de isenção indeferido (não concedido) deverão efetuar normalmente o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 20, até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.
Cursos
Os cursos integrados permitem que o estudante tenha a formação técnica de maneira articulada ao ensino médio. São oferecidos gratuitamente pelo IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As opções para ingresso em 2023 são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração.
Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. Você pode entender melhor o ensino técnico integrado do IFMS acessando a matéria publicada sobre o assunto.