Craque do Ubiratan e Operário Esporte Clube, o Tigre Douradense, "muralha" douradense, morreu neste sábado, dia 17 de setembro, o ex-zagueiro Valdessi Carbonari, o 'Magrão' ou "a Muralha".
Valdessi veio para Dourados, do interior paulista na década de 1960, para trabalhar no Banco do Brasil, aqui se estabeleceu e tornou-se um ícone do esporte, inicialmente no futebol de salão, integrando a forte equipe da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), conquistando o tri-campeonato estadual, a lado de Omenélio, Leba. Zé Roberto, Zé Paulo e outros. Ele foi também jogador de basquete.
No futebol ele integrou o time do Ubiratan EC de Walter Brandão, se tornando uma das mais importantes agremiações do então Mato Grosso. Segundo a MS Web Rádio, Valdessi sempre se destacou pela lealdade em campo, liderança, técnica e impulsão, fazendo inclusive muito gols de cabeça.
Um fato curioso aconteceu no início da década de 1960, quando o amigo Walter Brandão da Silva, teve um desentendimento com a diretoria do Ubiratan, por questões políticas e deixou o Leão da Fronteira, se transferindo para o rival Operário EC. Convidado pelo amigo para fazer parte da equipe rival, Valdessi em solidariedade a Walter Brandão, foi para o tigre juntamente com Omenélio, Varela, Pitu, Piper e outros, se tornando tri-campeão pelo time comandado pela família Saldivar.
No Operário Esporte Clube, ele foi também campeão da Copa Assis Chateaubriand, numa final épica com o Carlos Camisão de Aquidauana, competição que tinha status de um campeonato estadual, pois contava com as participações das principais equipes do Estado. Esta por sinal, segundo o advogado, poeta e torcedor dp Operário, foi a maior conquista do tigre.
Anos mais tarde, ele voltou a defender as cores do Ubiratan Esporte Clube, na gestão do ex-presidente Décio Rosa Bastos.
Outra marca de Valdessi Carbonari foi seu lado humano, sempre ajudando outros jogadores e ex-jogadores em dificuldades financeiras, chegando inclusive a arrumar emprego em suas empresas para muitos deles.
Após encerrar a carreira no futebol profissional, ele juntamente com o saudoso advogado Jairo de Quadros Filho (Jairinho), formaram o Saudade EC, time formado por ex-jogadores que fez muito sucesso durante muitos anos.
Valdessi foi também empreendedor do mercado de grãos e grande incentivador do esporte. Valdessi completou 80 anos de idade em agosto.
Casado com a professora Vera Gema, ele teve vários filhos e netos e era figura importante na comunidade.
O velório acontece no espaço Pax Primavera da avenida Weimar Torres, 4835 e será sepultado ainda neste domingo.