Nesta sexta-feira (30), é o último dia de inscrições para quem deseja participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP 2021). A edição - marcada para o ano de 2020 - foi adiada em função do avanço da epidemia causada pelo coronavírus e, neste ano, segue com as inscrições abertas - exclusivamente no site (clique aqui) - para as escolas que não realizaram inscrição no ano anterior.
As escolas que realizaram o preenchimento dos formulários em 2020 já estão inscritas automaticamente, no entanto, caso queiram editar dados como o número de estudantes inscritos por nível (1, 2, ou 3), dentre outros, poderão realizar considerando o mesmo período da inscrição (19 à 30 de abril) no mesmo site.
Em virtude das consequências da pandemia da Covid-19, excepcionalmente para a 16ª edição das Olimpíadas, o regulamento foi alterado. Abaixo, o link do regulamento para download no formato em PDF e um resumo das principais mudanças, mas a leitura na integra do documento de suma importância:
As provas da 1ª Fase não serão impressas e enviadas para as escolas;
A escola terá um período e não dias para aplicar a Prova da 1ª Fase;
Sua escola já fez a inscrição na 16ª edição? É possível editar os dados da inscrição até 30/04;
Possibilidade de participação de estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio em 2020 (somente para escolas inscrita em 2020).
Para entender essas e outras mudanças, acesse o regulamento em: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm
Após encerrar o prazo das inscrições, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) juntamente com a coordenação responsável pelas Olimpíadas, darão orientações de como será aplicação da Prova considerando o cenário pandêmico.
Olimpíada
A OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando para que um maior número de estudantes brasileiros possam ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Além disso, a Olimpíada visa incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades cientificas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Organização
Participam da OBMEP estudantes das escolas públicas e privadas, divididos em 3 níveis:
Nível 1 – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental;
Nível 2 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental;
Nível 3 – Ensino Médio.
As provas estão divididas em 2 fases, conforme disposto abaixo:
1ª Fase – Prova objetiva de 20 questões, aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase – Prova discursiva com 6 questões, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os estudantes classificados na 1ª Fase pelas escolas, segundo os critérios descritos no Regulamento.