Um dos principais temas da segunda edição do seminário Inspira Ecoturismo em Bonito, realizado pelo Sebrae entre os dias 16 e 20 de maio, foi a gestão integrada dos destinos por meio da IGR (Instância Regional de Governança), com destaque para o modelo aplicado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) à frente da Rota Pantanal Bonito. A entidade privada assumiu a IGR em 2021, com o apoio da Fundação e Turismo de MS (Fundtur).
Para o diretor-executivo da Fundtur, Diego Garcia dos Santos, a maioria das palestras do evento enfatizou a importância da governança, que em Mato Grosso do Sul faz parte da política de desenvolvimento do turismo e da plataforma de governo. “Começamos lá atrás com a política de regionalização e ninguém mais vai mudar. É preciso entender que é por meio das IGRs que vamos trabalhar e devemos nos espelhar na Rota Pantanal Bonito”, disse.
Troca de experiências
O Inspira Ecoturismo reuniu cinco municípios (Corumbá, Jardim, Bodoquena, Bonito e Aquidauana) da Rota Pantanal Bonito, com a presença de gestores, atrativos e agencias. Um estande foi montado com o apoio da Fundtur/MS e participação em rodadas de negócios. “Foi um evento realmente inspirador e único para fomentar e divulgar mais os nossos atrativos, juntamente com o trade”, relatou Elisângela Sienna Costa, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá.
Na visão do diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wedling, a realização do Inspira Ecoturismo veio para tornar Bonito uma referência também na disseminação de conhecimentos e destino de eventos importantes. “Vejo que é o próximo passo que Bonito dá agora, de ser uma referência em repasses de conteúdo e informações e troca de experiências com outros destinos, que também são referências em seus segmentos”, declarou.
O Inspira Ecoturismo contou com a participantes de 22 estados e mais de 600 inscritos, com o objetivo de mostrar como o ecoturismo pode transformar pessoas e lugares. O evento também aproximou operadores do mercado de turismo, conectou pequenos fornecedores a parceiros comerciais e gerou oportunidades de negócios. Pelo menos 58 empreendedores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Paraná participaram da sessão de negócios.