Artesanatos produzidos em unidades penais de Campo Grande serão expostos na 16ª Feira do Artesão Livre – Edição de Natal, que acontece em formato virtual partir desta quarta-feira (9.11), pelo aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp.
Com peças exclusivas, o evento é promovido de forma conjunta entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Ministério Público Estadual, por intermédio da 50ª Promotoria de Justiça, e conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Campo Grande e do Instituto Ação pela Paz.
Estarão expostos no catálogo virtual para venda 374 produtos artesanais, com preço a partir de R$ 10,00, entre bordados, esculturas, cerâmicas, produtos variados em crochê (tapetes, amigurumis, sousplats), arte com recicláveis e caixas decoradas em MDF.
Entre as novidades deste ano estão bioabsorventes produzidos a partir de projeto desenvolvido na unidade semiaberta feminina da capital e da obra literária publicada pela ex-detenta Solange Duarte, intitulada "Livre Estou".
O catálogo virtual foi produzido com colaboração de alunos curso de extensão de Artes Visuais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Como participar
O acesso ao grupo, onde serão expostas as fotos dos artesanatos a serem vendidos, pode ser realizado por meio do link: https://chat.whatsapp.com/DneTcQ1CtB80T6xCV6xfrQ
Este grupo se destina exclusivamente à exposição e à comercialização dos produtos confeccionados pelos internos das unidades prisionais dos regimes fechado e semiaberto de Campo Grande. Os valores arrecadados com a venda desse artesanato serão revertidos aos custodiados que os produziram e ao sustento de suas famílias.