O escritor sul-mato-grossense Fábio do Vale foi convidado para participar da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty, que começa no dia 23 e vai até o dia 27 de novembro. É a primeira vez que um autor sul-mato-grossense publica uma obra dentro do circuito da FLIP.
O livro ‘A VOZ E A RESISTÊNCIA FEMININA na obra Senhorinha Barbosa Lopes, de Samuel Medeiros’ é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “Essa pesquisa e o livro tem uma enorme contribuição para literatura de MS, assim como os demais trabalhos de Fábio. Ele é um jovem professor, poeta e escritor, que desde muito cedo se dedicou à leitura poética e à escrita ficcional.”, comenta a professora Zélia Nolasco, orientadora da pesquisa.
Para o coordenador do Programa de Mestrado em Letras da UEMS de Campo Grande, professor Ruberval Franco Maciel, a premiação da pesquisa demonstra a qualidade das pesquisas realizadas no em nosso programa. “A qualidade e a importância dessa pesquisa é muito grande para MS e para o Brasil. Estamos muito felizes pela premiação, principalmente pelo professor Fábio, que é um pesquisador atuante e muito querido por todos nós”, disse o professor Ruberval.
A obra é uma reclassificação da obra do escritor Samuel Medeiros como um Novo Romance Histórico, que conta a história de Senhorinha Barbosa Lopes. “A pesquisa discute o posicionamento de Senhorinha, como uma voz de resistência durante a Guerra do Paraguai. Ela foi uma representação de força, viúva duas vezes, lutou para administrar sua fazenda sozinha e criar seus três filhos. Durante a Guerra do Paraguai, ela foi homenageada pelo exército, como madrinha da Bandeira Nacional”, explica o autor da pesquisa, Fábio do Vale.