Um dos programas de geração de renda mais significativo para o pequeno agricultou foi lançado nesta segunda-feira (11/8), em Nova Andradina. Com a presença do Superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, autoridades e lideranças de todo o Estado, como o vereador subtenente Morinigo de Ponta Porã e o empresário Carlos Bernardo. O ato marcou a apresentação do programa de incentivo.
Voltado para o incentivo agrícola, o empresário da fronteira Carlos Bernardo participou do ato de apresentação do Plano e destacou que o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 em MS representa um esforço conjunto para fortalecer a produção agrícola familiar, promover a sustentabilidade e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
O Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2025/2026 em Mato Grosso do Sul (MS) está sendo lançado e focado em fortalecer a produção agrícola e pecuária familiar, com ênfase em práticas sustentáveis.
O Plano inclui linhas de crédito específicas, assistência técnica e extensão rural, além de programas como o Garantia-Safra e o PRONAF, que celebrou 30 anos em 2025.
O plano foi lançado com recursos para financiar atividades agrícolas e pecuárias, com foco no apoio aos produtores familiares. No âmbito da sustentabilidade o plano promove práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, com incentivos para a agricultura de baixo carbono e o uso eficiente de recursos naturais.
O Programa Nacional de Irrigação Sustentável foca no programa para promover irrigação eficiente, uso de energia limpa e agroecologia.
Além disso, o plano busca ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares, auxiliando na adoção de novas tecnologias e práticas.
Crédito Rural
O plano oferece linhas de crédito com condições especiais para produtores que adotarem práticas sustentáveis, incluindo taxas de juros diferenciadas.
Além disso, o programa garante um benefício financeiro para agricultores familiares que tiveram perdas na produção devido a eventos climáticos adversos, com inscrições abertas para a safra 2025/2026.
O programa completa 30 anos em 2025, com um histórico de investimentos significativos na agricultura familiar e novas linhas de crédito para diversos públicos, como mulheres, jovens e comunidades tradicionais.