A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó promove amanhã (30), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos, que moram também nos distritos e zona rural do município.
A aplicação das doses na zona rural estará concentrada no contêiner instalado ao lado do CRAS (antiga Vaca Mecânica), enquanto os moradores da sede do município, Cristalina e Nova América serão imunizados nas unidades de saúde, a partir das 8h.
A assessoria informou que serão disponibilizadas 713 doses da vacinas, e a aplicação acontecerá por ordem de chegada. O público estimado para a faixa etária contemplada nessa etapa é de 1.200 pessoas, o que significa afirmar que um número razoável de caarapoenses deverão aguardar novo chamado, assim que houver disponibilização de mais imunizantes pelo governo do Estado.
Informações do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, com dados relativos à pandemia de Covid-19, indicam que até a última terça-feira (27), já haviam sido aplicadas 26.390 doses de imunizantes. Com a D1, foram 18.781 pessoas (acima de 62% da população), enquanto 7.609 (acima de 26%) receberam a D2. O total de pessoas imunizadas com as duas doses ou dose única, soma 10.180 - aproximadamente 34% da população.
Boletim divulgado na quarta-feira (28), mostra que, desde o início da pandemia, 4.069 caarapoenses foram contaminados pelo Novo Coronavírus, com recuperação de 4.012 infectados. O pico da doença ocorreu na semana de 30 de maio a 5 de junho, com a existência de 349 casos ativos à época e dez óbitos.
Com o avanço da vacinação, os números foram caindo gradativamente, até o registro de apenas um caso de isolamento por Covid-19, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito André Nezzi afirma que, além da vacinação, medidas não farmacológicas de prevenção e combate ao coronavírus em nível municipal também colaboraram para o recuo da pandemia em Caarapó.
“Não temos dúvidas que esses números positivos são reflexo das medidas que tomamos há cerca de 45 dias, como também, principalmente, por conta do avanço da vacinação em nosso município”, declarou o dirigente, acrescentando que “temos que comemorar esses números, mas não podemos nos descuidar. Precisamos seguir vacinando o máximo de pessoas possível, no mais curto espaço, e de tempo, e seguir usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias”.