Liberado na sexta-feira (25), pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), mais de 1,35 milhão que deverão ser investidos em ações de combate a incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Anterior a isso, o Estado já havia recebido outros R$ 3,8 milhões para auxiliar no enfrentamento ao desastre, ou seja, são R$ 5,1 milhões em menos de dez dias.
Com a verba, equipamentos de combate ao fogo serão comprados, assim como proteção aos brigadistas contratados que atuam na linha de frente. O dinheiro também deverá ser usado para abastecer aeronaves, viaturas e barcos, e ainda, custear a alimentação dos profissionais.
No repasse anterior, estavam incluídas a contratação de 200 horas de voo para auxiliar o combate às chamas, locação de helicópteros e a compra de equipamentos para a contenção e extinção do fogo, como mangueiras, esguicho, abafadores, sopradores e piscinas flexíveis, entre outras medidas.
Dados apresentados pelo governo de MS, satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) captaram mais de 1,3 mil focos de calor no Estado.
Corumbá, Alcinópolis e Pedro Gomes são as cidades mais atingidas.