Nesta sexta (9), Mato Grosso do Sul fecha a semana com 74.092 infectados pelo Novo Coronavírus, já que de ontem (8), para hoje, foram diagnosticados mais 544 pacientes com a doença. A média móvel de casos registrados por dia, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde) é de 466,3.
Sul-mato-grossenses curados da Covid-19 são 67.776.
Durante live na manhã de hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, alertou para o feriado prolongado que pode aumentar os casos da doença. A taxa de contágio da doença em solo sul-mato-grossense é de 0,98%.
Pacientes em isolamento domiciliar totalizam 4.490, além de 457 internados e mais um que é morador em outro Estado. Quanto aos hospitalizados, 230 ocupam leitos clínicos e 198 a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Foram confirmados também, ainda segundo a SES, 14 novos óbitos, alguns com datas retroativas. Os registros foram em Campo Grande (7), Cassilândia (2), Ponta Porã (2), Água Clara (1), Corumbá (1) e Naviraí (1). Com isso, MS chega a 1.409 vítimas fatais da Covid-19.
Amostras de exame esperando encerramento pelo Lacen (Laboratório Central) são 707. Outro alerta feito, mas pela secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, e direcionado às Secretarias Municipais de Saúde, é que não deixem os casos acumularem.
Até hoje, vésperas do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, são 3.805. “Peço para que haja encerramento desses casos, e que na terça-feira, não anunciemos um número maior que o de hoje”, finalizou.