Entre 28 de outubro e 4 de novembro, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) notificou 125 casos suspeitos de Dengue em todo o Mato Grosso do Sul, passando de 70.545 [notificações] para 70.670.
Os números preocupam, pois, a doença apresenta crescimento em meio à pandemia da Covid-19, e foi justamente esse alerta que o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez recentemente.
“Aproveite o isolamento social, olhem suas residências, para ver se existe o criadouro do mosquito da dengue. Nós somos o segundo Estado no ranking nacional desta doença que tem ceifado muitas vidas”. Desde o início do ano, foram 42 mortes.
Em Dourados, segundo o boletim epidemiológico desta semana, são 11 casos confirmados da doença a mais, ou seja, até quarta passada eram 2.189 registros de contaminados, agora passou para 2.200.
Outra preocupação da SES, é quanto a incidência de casos de Dengue que está alta no Estado. Segundo a diretora-geral de Vigilância em Saúde da pasta, Larissa Castilho, os números são alarmantes.
“Infelizmente, muitas pessoas não estão colaborando, existem muitos criadouros nas residências - 80% deles são encontrados nas casas”.
Ainda segundo o relatório, os cinco municípios com maior incidência de casos são: Douradina, São Gabriel do Oeste, Anaurilândia e Ponta Porã.