O Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen), confirmou dois casos da variante da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Trata-se da P2, que infectou um homem, de 47 anos, morador de Ladário e uma jovem, de 19, que reside em Fátima do Sul.
De acordo com o G1MS, os casos confirmados foram de reinfecção, ou seja, de pacientes que já haviam sido infectados pelo Coronavírus. O laboratório explicou que os casos foram confirmados por exames de sequenciamento de genoma, utilizado para identificar variantes do novo coronavírus.
O diretor do Lacen, Luiz Henrique Ferraz, diz que os resultados são de amostrar coletadas em 2020, que estavam sob análise do Instituto Adolf Lutz, o que mostra que desde o ano passado, a variante circula por Mato Grosso do Sul.
Ferraz também comentou sobre 40 amostras que estão sob análise de pacientes sul-mato-grossenses suspeitos da variante P1, mais letal.
Em nota, o laboratório disse: "a variante B.1.1.33 é a que tem sido detectada aqui desde o início e a P2 é uma que surgiu no Rio de Janeiro em novembro e merece atenção por ser diferente mas não tem poder agressivo como a P1".