Muitas pessoas foram sacar o dinheiro ou obter informações de como poderiam ter acesso ao benefício
Trabalhadores autônomos e pessoas que têm direito de receber o auxílio emergencial de R$ 600,00, concedido pelo governo federal, fizeram filas nos bancos da Capital, para conseguir sacar a quantia ou obter informações sobre o repasse. Nas aglomerações não se respeitou a distância de um metro e meio, medida de prevenção contra o coronavírus.
Estavam liberados para sacar (recursos), desde a semana passada, aqueles que já fazem parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), e a partir de hoje (13) quem tem direito ao benefício e possui conta na Caixa Econômica e Banco do Brasil, ou quem fez o cadastro no aplicativo do governo federal, há pelo menos três dias úteis, e assim sua conta foi ativada nas agências (bancárias).
Muitas pessoas foram nos bancos para buscar informações e sabe se já estavam aptas a receber. Foram formadas filas tanto nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica na área central. Os funcionários tentavam esclarecer as dúvidas e avisar quem já estava habilitado para sacar o benefício.
Valmir Almeida, de 32 anos, que está desempregado há um ano, fez o cadastro no aplicativo, como já tinha conta na Caixa Econômica, conseguiu sacar o dinheiro. Já Edna Benitez, 61, não tinha se cadastrado, por isto recebeu a informação para realizar o procedimento. Havia aos menos 150 pessoas na fila da unidade.
Procura - No Banco do Brasil, também tinha uma aglomeração de 100 pessoas. A dona de casa Andreia Alves, como já faz parte do CadÚnico, esperava na fila tranquila, que teria seu benefício à disposição. Já Fernanda Moraes, que é autônoma, fez o cadastro apenas ontem (12), por isso temia não receber o valor nesta segunda-feira (13).
Bruno Júnior, que foi dispensado há 15 dias do serviço, só fez o cadastro (aplicativo), na última sexta-feira (10), mas estava confiante em receber, porque já dispunha de uma conta no Banco do Brasil. Ele contou que trabalhava de vigilante, porém perdeu o emprego devido a pandemia do coronavírus.
Benefício – Este auxílio financeiro de R$ 600,00 será pago aos trabalhadores informais e aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, em função do coronavírus. Ao todo cerca de 70 milhões de brasileiros terão acesso ao benefício. A intenção é ajudar estas pessoas durante este período de calamidade pública. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS