O translado que aconteceu na tarde desta terça-feira (31), da primeira vítima fatal do coronovírus em Mato Grosso do Sul, uma moradora de Batayporã, que estava em tratamento no Hospital das Cassems de Dourados, foi realizado sob as normas de segurança prevista pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus.
O caixão com o corpo de Eleuzi Nascimento, foi totalmente lacrado e levado direto para o cemitério de Batyporã. Os profissionais responsáveis pelo transporte do corpo de Eleuzi Nascimento, de 64 anos, usavam roupas especiais e seguiram as orientações previamente estabelecidas.
Parte dos procedimentos testados nesta terça-feira (31) surgiram a partir de questionamento feito por uma empresa a respeito da condução dos velórios e sepultamentos e foram elaborados na semana passada.
As orientações do Comitê de Dourados foram fundamentadas em Nota Técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ressaltam que “quando para o transporte do cadáver, é utilizado veículo de transporte, este também deve ser submetido à limpeza e desinfecção, segundo os procedimentos de rotina”.
Além disso, o documento orienta que “todos os profissionais que atuam no transporte, guarda do corpo e colocação do corpo no caixão também devem adotar as medidas de precaução, que devem ser mantidas até o fechamento do caixão”.
( Marcos Morandi )