Um dia após desobrigar o uso de máscara em Mato Grosso do Sul, o governo publicou nesta sexta-feira (11), no DOE (Diário Oficial do Estado), recomendação para que o item seja utilizado em locais fechados, unidades de saúde, escolas e transporte coletivo.
De acordo com a Resolução nº 016/SES (Secretaria Estadual de Saúde), a orientação é que o uso seja por pessoas imunocomprometidos, com comorbidades de alto rico e ou que apresentem sintomas gripais.
Estão incluídos ainda, indivíduos não vacinados ou que não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, e ainda, idosos com mais de 60 anos.
A nota recomenda ainda a utilização de máscaras durante o deslocamento em transportes públicos e carros de aplicativos, ao longo da permanência em salas de aula e em unidades de saúde da rede pública ou privada, bem como nos ambientes fechados em que haja concentração de pessoas.
Ainda conforme a Resolução, o uso de máscara é recomendado durante o contato com indivíduos imunocomprometidos ou com comorbidades de alto risco e em meio ao convívio em instituições de longa permanência e de privação de liberdade.
A recomendação também se aplica a todos os trabalhadores e profissionais de saúde, que devem usar máscaras durante toda a sua permanência no serviço de saúde para controle da transmissibilidade, incluindo salas de descanso ou outros ambientes em que possam manter contato próximo com colegas de trabalho.