Docentes da área de Ciências da Natureza e Biológicas, da Escola Estadual Fernando Corrêa, no município de Três Lagoas, têm realizado o aprofundamento do conhecimento além dos limites da sala de aula, exemplo disto é a realização de aulas de agroecologia com práticas laboratoriais.
O professor Rodrigo Satoro Mizobe realizou, na última sexta-feira, aulas práticas em laboratório sobre Raízes e Caules com ênfase nas espécies comestíveis, nas aulas de Agroecologia (unidade curricular 3), com amostras das espécies analisadas entre aéreas, subterrâneas e aquáticas.
As aulas de itinerários formativos, que eram ministradas de forma remota, com o retorno das aulas 100% presenciais estão sendo uma experiência nova para os estudantes do ensino médio, pois se constituem de turmas mistas e o estudante tem a autonomia de escolher a área de estudos.
A importância das aulas práticas está justamente nesse momento em que o conhecimento sai dos livros e das meras imagens, e os estudantes passam a manusear o objeto de estudos, numa época em que a geração i-food muitas vezes não conhece os alimentos, porque tudo já vem pronto. “Com as aulas práticas, os estudantes saem da passividade das aulas teóricas e participam da construção do conhecimento”, afirma professor Rodrigo.