A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), iniciou 2022 com fiscalizações intensas contra o transporte clandestino em todo o Estado. No ano passado, a Agência Reguladora encerrou o período com ótimos resultados: Foram mais de 5 mil abordagens nos municípios que resultaram em autuações e apreensões de veículos irregulares.
De acordo com o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, neste ano, a Agência Reguladora vai utilizar de novas estratégias para modernizar e potencializar a fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros.
“Nós prezamos pela qualidade trazendo a modernização ao usuário com o objetivo de proporcionar o melhor serviço ao cidadão sul-mato-grossense, tirando de circulação transportes que colocam a vida das pessoas em risco”, destaca Assis.Neste mês, as equipes estão a campo executando as fiscalizações, tendo como principal foco o transporte clandestino, mas também monitorando o transporte regular, fretamento turístico e transporte de trabalhadores.
Até agora, 251 veículos foram abordados e 14 autos de infração foram aplicados. Uma apreensão foi executada em ônibus clandestino que fazia o itinerário Campo Grande a Ladário e o veículo foi levado ao pátio da empresa que presta serviço para a Autarquia. Das infrações aplicadas pelos fiscais, metade ocorreram em transportes clandestinos e as demais por irregularidades.
Para o chefe da fiscalização da AGEMS, Hélio da Silva Leite, as equipes estão trabalhando com qualidade e continuidade.
“É importante a rotina, para que os transportadores clandestinos entendam que o nosso trabalho é pontual e constante e que não vamos parar, iremos continuar ainda mais firmes nesse ano. A fiscalização está muito bem estruturada e vai fazer um serviço com efetividade”, pontua.
Modernização
O diretor de Transportes, Rodovias e Portos, Matias Gonsales Soares, explica que em 2022 haverá novidades com a modernização do sistema de monitoramento online.
“Esse ano estamos fazendo nosso planejamento anual, focado basicamente no atendimento às rodoviárias e na fiscalização contra os clandestinos com projetos inovadores e tecnológicos. Também fizemos o contrato em Dourados e Campo Grande com pátios para colocarmos veículos clandestinos apreendidos, haja vista que o irregular não tem segurança, não tem vistoria e seguro para os passageiros. Então nós vamos cuidar disso, pois agora, contamos com uma Assessoria Militar aqui na AGEMS que vai nos apoiar para uma fiscalização mais segura para todos”, finaliza.