A segunda edição da Taça Brasil de Clubes Sub-10 de Futsal Masculino – Divisão Especial está sendo realizada em Campo Grande nesta semana, já estando na semifinal. O evento começou na segunda-feira (9/10), e vai até sábado (14/10). Com disputas no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o tradicional Guanandizão, a competição reúne 16 clubes, sendo três sul-mato-grossenses.
Organizado pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) junto à FFSMS (Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul), o torneio tem apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). Para o evento foi destinado R$ 60,5 mil do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).
Três equipes levam o nome de Mato Grosso do Sul na competição: Juventude AG, Associação Atlética e Escolinha do Pezão/Bayern, e Associação Atlética Pelezinho, como sediante. Os demais clubes representam 13 estados: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
Na primeira fase, as 16 agremiações participantes ficaram divididas em quatro grupos, com quatro integrantes cada. O grupo A teve Clube Campestre (PB), Juventude AG (MS), APCEF/Cruzeiro Soccer (MA) e Corinthians (SP).
A chave B foi composta por APFS/Hope Internacional (PR), Escolinha do Pezão/Bayern (MS), Craques do Futuro/DAE (AM) e Palhoça (SC). Integraram o grupo C, Goiás (GO), Clube do Remo (PA), Motivo (ES) e Pelezinho (MS). Já o D contou com ADESPPE/TS Futsal (PE), Base Sporting Club (MG), Sorriso Futsal (MT) e SIAP Golden (RN).
De acordo com regulamento da CBFS, o líder e o vice-líder de cada chave avançam às quartas de final. A fase eliminatória (“mata-mata”) será com jogo único até a decisão. As quartas de final ocorreram na quinta-feira (12) e as semifinais serão nesta sexta (13). A final está marcada para sábado (14), às 10 horas.