A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou, nesta sexta-feira (19), uma reunião técnica com os dirigentes dos clubes que disputarão o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2026. O encontro, na sede da entidade, definiu o início da competição previsto para 25 de janeiro, com término em 5 de abril, mantendo o mesmo formato de sucesso da edição de 2025.
O presidente da FFMS, Estevão Petrallás, o Diretor de Competições, Marcos Tavares, e o superintendente Lincoln Fonseca receberam representantes dos clubes para alinhar os detalhes do estadual. Entre os pontos centrais da pauta estiveram a emissão dos Laudos Técnicos para homologação dos estádios, a definição do calendário e a discussão do termo de fomento a ser apresentado ao Governo do Estado.
“Vamos fazer o melhor campeonato. A Federação está aqui para fazer isso junto com os clubes”, afirmou o presidente Estevão Petrallás. “Queremos estar ao lado dos clubes, buscando profissionalizar cada vez mais nosso futebol e fazer um excelente campeonato como foi em 2025”, ressaltou.
Estiveram presentes na reunião dirigentes de: Associação Atlética Portuguesa/Futebol Clube Pantanal; Corumbaense Futebol Clube; Costa Rica Futebol Clube; Dourados Atlético Clube; Ivinhema Futebol Clube; Operário Futebol Clube; Esporte Clube Comercial, além de representantes da Polícia Militar.
Documentação em dia é prioridade
Um dos tópicos mais debatidos foi o cumprimento da Diretriz Técnica nº 006/2025. A norma determina que todos os clubes apresentem, com até 30 dias de antecedência do início do campeonato (ou seja, até 26 de dezembro), a documentação completa para liberação dos estádios. A lista inclui:
Laudos da Polícia Militar, Bombeiros, Engenharia e Vigilância Sanitária;
Alvarás;
Plano de segurança;
Laudo do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas);
Comprovação da capacidade de público.
Laudos provisórios não serão aceitos, e todos os documentos devem ter validade até o fim da competição. O não cumprimento pode resultar na perda do mando de campo para o clube.
O Comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros, Coronel Fernando Carminati, presente ao encontro, colocou a corporação à disposição dos clubes. “Vamos atuar em conjunto. Estamos à disposição para prestar toda assistência necessária para que consigam toda a documentação, garantindo assim a segurança nos estádios”.
Situação dos Estádios
Conforme relação da Diretoria de Competições, alguns estádios já têm documentos em dia, enquanto outros precisam de atenção:
Com pendências de atualização: Jacques da Luz (Campo Grande), Douradão (Dourados), Laertão (Costa Rica) e Artur Marinho (Corumbá).
Com documentação parcialmente válida: Estádio Noroeste (Aquidauana) e Loucão (Maracaju) possuem alguns laudos com validade para 2026 ou 2027, mas precisam complementar o pacote exigido.
Sorteio dos Mandos de Campo
De forma democrática, foi realizado o sorteio para definir a quantidade de jogos como mandante na fase inicial do campeonato:
5 jogos de mando: Operário FC, Ivinhema FC, DAC, Crec e Portuguesa/Pantanal.
4 jogos de mando: Águia Negra, Naviraiense, Corumbaense, Campeão da Série B e Vice-campeão da Série B.
A FFMS e os clubes seguem trabalhando para cumprir o cronograma estabelecido. O foco imediato é a regularização de todos os estádios para garantir que o apito inicial soe em 25 de janeiro, marcando o início de mais uma edição do estadual.