A prefeitura de Dourados, por intermédio da Fundação de Esportes (Funed), já tem tudo pronto para o início da edição 2025 dos Jogos Abertos de Dourados (JADs). Congresso técnico realizado na sexta-feira (5) definiu o chaveamento e data do início das competições. Estarão em disputa as modalidades de vôlei, futsal, basquete e handebol, todas elas nas categorias adulto masculino e feminino.
Os JADs 2025 começam na segunda-feira, dia 15 de setembro, com disputas de voleibol, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão. Menodora x Avante e SMB x Presidente Vargas abrem a competição na categoria masculino, enquanto La Liga x UFGD e MUV x Aquafil fazem as primeiras disputas pela feminino.
As disputas do futsal iniciam na terça, dia 16, com três partidas pelo masculino: Mato Grosso do Sul x Reis Veloso, Borsói Futsal x IFMS e Floriana Lopes x UFGD. O futsal terá todos os jogos disputados no ginásio de esportes da Unigran, parceira da Funed na realização dos JADs. Acadêmicos do curso de Educação Física estarão envolvidos na organização.
A organização do Jogos Abertos é da Fundação de Esportes de Dourados e tem por objetivo promover a interação entre os bairros da cidade por meio do esporte; estimular o desenvolvimento esportivo no município; oportunizar o acesso dos participantes ao esporte de rendimento e contribuir para o desenvolvimento integral do atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.
Também são objetivos do JADs, gerar atividade econômica com mercado diferenciado pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva; contribuir para a busca da qualidade de vida, preservação e promoção da saúde; desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e possibilitar a identificação de talentos desportivos.
De acordo com a diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, os Jogos Abertos é uma oportunidade para aqueles que já atingiram a idade adulta e não têm mais acesso às competições escolares. Qualquer pessoa de Dourados e região que tenha idade mínima de 16 anos pode fazer parte das equipes inscritas.
Chaveamento
No vôlei, categoria adulto masculino, a Chave A tem: Skill Sports, UFGD, Menodora/CT Pimentel e Avante. Na Chave B estão SMB/CT Pimentel, Skill Dinomaster, Skill Sport Sub19 e Pres. Vargas/CT Pimentel. Na categoria adulto feminino, a Chave A conta com Passe A Skill, Equipe La Liga, UFGD e Serpentes do Vôlei. Pela Chave B, Skil Black, Aquafil Vôlei Skill e MUV.
Já no futsal adulto masculino são 5 chaves. Chave A: Mato Grosso do Sul, Reis Veloso e Erasmo Braga; Chave B: Borsói Futsal, Juventude AG/Futpaz e IFMS; Chave C: Floriana Lopes, UFGD, Unigran; Chave D: Ajax F C, Amigos do RK/Itália e Complexo F C; e, Chave E: Apaefs, Dourapan F C e Resenha Futsal.
O futsal categoria feminino tem chave única, com UFGD, EIA, Projeto Bate Bola e Colonial.