O Grêmio recebe o Palmeiras, a partir das 15h (MS) deste domingo (31), em Porto Alegre, buscando uma vitória que lhe ajude na luta para deixar a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor gaúcho chega à partida válida pela 29ª rodada da competição ocupando a penúltima posição da classificação com 26 pontos. Já o Verdão ainda sonha com o título da competição, pois está a 10 pontos do líder Atlético-MG (que tropeçou no último sábado ao ser derrotado pelo Flamengo por 1 a 0).
Para a importante partida, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com cinco jogadores: Paulo Miranda, Rafinha, Ferreira, Luiz Fernando e Borja. Todos estão suspensos. Mas o atacante colombiano tem mais um motivo para não entrar em campo. Como pertence ao Verdão, não pode atuar por questões contratuais.
Além disso, para somar mais três pontos na classificação, o time gaúcho terá de lidar com um incômodo retrospecto, não vence o Palmeiras há cinco anos em Porto Alegre. O último triunfo foi em setembro de 2016.
Se o Grêmio luta para deixar as últimas posições, o Verdão mira a ponta da tabela, que é ocupada pelo Atlético-MG (que tem 59 pontos). Assim, a equipe paulista tentará alcançar a terceira vitória consecutiva na competição.
Para o jogo em Porto Alegre, o técnico Abel Ferreira conta com o retorno do meio-campista Zé Rafael, que cumpriu suspensão automática na última rodada. Quem também pode ser aproveitado pelo treinador português é o lateral Gabriel Menino, que se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo.