Estratégias para o desenvolvimento do voleibol no contexto escolar serão discutidas em curso on-line do Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física nesta sexta-feira (25), às 9h. A videoaula, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será ministrada no canal oficial da Fundação no YouTube.
Voltado a acadêmicos e profissionais de Educação Física, gestores esportivos e atletas, o curso terá como ministrantes os professores Hudson Cruz Ortiz e Vágno de Souza Dias. A mediação ficará por conta de Rubens Arguelho.
Dentre os assuntos, será abordada a iniciação do voleibol na escola e suas metodologias de ensino-aprendizagem, com destaque para as aulas do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido nas instituições da Rede Estadual de Ensino (REE) pela Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).
Além disso, será tratada a importância do profissional no desenvolvimento da modalidade nas aulas de Educação Física escolar; o processo de transição para o alto rendimento e o direcionamento à classe universitária após o período estudantil.
Sobre o Ciclo
O Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física da Fundesporte abrange 22 cursos. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 4 de agosto e segue até 16 de outubro.
O objetivo é o desenvolvimento dos profissionais que integram o campo da Educação Física, esporte e lazer, mediante a adoção de instrumentos que propiciem meios para o acesso ao conhecimento, a aquisição de novas habilidades e mudança de atitudes, contribuindo com o melhor desempenho nessa área, na busca constante de novas competências.
A série de cursos apresenta diversos conteúdos relacionados ao esporte, como nutrição, psicologia, desenvolvimento motor, avaliação física, métodos de treinamento de base em diversas modalidades (voleibol, basquetebol, futsal, badminton, atletismo, natação, lutas), com foco no contexto escolar. Cada curso tem carga horária de duas horas, com certificação aos participantes, que será emitida a partir de novembro.