A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense está na reta final. Faltando duas rodadas para o fim da competição, um clube já garantiu acesso e a vaga restante está em disputa por outros dois, além da disputa pelo título, que segue em aberto. Os dois melhores vão ocupar as vagas dos rebaixados Coxim AC e Aquidauanense FC na primeira divisão em 2026.
Com oito rodadas completas, a liderança é da AA Bataguassu, com 20 pontos e invicto. O segundo colocado é o CR Aquidauana, com 17 pontos e o terceiro colocado é o Maracaju AC, com 13 pontos. Desses, o Bata já garantiu vaga na Série A, enquanto CRA e MAC brigam pela outra vaga, inclusive com confronto direto na última rodada. EC Comercial, com nove pontos, seguido pelo EC Taveirópolis, com seis pontos, e o São Gabriel EC, com quatro pontos, apenas cumprem tabela no restante da competição.
Segundo o regulamento, o time que somar mais pontos em dez rodadas conquista o título e garante o acesso, junto com o vice-campeão, para a primeira divisão.
Confira o que cada clube precisa para disputar a Série A Estadual em 2026 e a briga pelo título:
Bataguassu: Líder da competição, o acesso está garantido. O Bata agora quer levantar a taça e, para isso, uma vitória sobre o CRA, fora de casa, neste sábado (25), seria suficiente ou um empate e depois vencer o São Gabriel, na última rodada, em casa, para ser campeão.
Aquidauana: Para subir, o Tricolor Pantaneiro tem dois jogos em casa: contra AAB, na nona rodada, e contra MAC na última. Se vencer o líder neste sábado, sobe e iguala a disputa pelo título. Se tropeçar, garante acesso se o Maracaju tiver o mesmo resultado contra o Comercial.
Maracaju: Terceiro colocado, depende de tropeços do CRA para subir de divisão. Neste sábado, recebe o Comercial com obrigação de vitória e torce para que o Aquidauana não vença o Bataguassu. Acontecendo essa combinação, os dois times se enfrentam na última rodada em disputa direta pelo acesso.