O jogador douradense Lucas Leiva, volante gremista, anunciou na sexta-feira (17), aos 36 anos, sua aposentadoria dos campos, durante uma coletiva de imprensa. Segundo ele, a motivação é um diagnóstico cardíaco.
O comunicado foi dado ao lado da equipe médica e do presidente do clube, Alberto Guerra.
Leiva agradeceu pelo carinho recebido pelo Grêmio e pontuou que uma nova etapa será iniciada. "Tem sido um período difícil, é a primeira vez que choro por isso, mas só tenho a agradecer. Tinha esperanças de reverter, mas minha saúde sempre será algo a ser priorizada", disse.
Márcio Dornelles, médico do jogador, a causa do encerramento da carreira é uma fibrose no miocárdio. "Ele ficou três meses afastado para que pudéssemos realizar todos os exames, mas a recomendação é que Lucas não continuasse a exercer atividades de alta performance", disse.
O sul mato-grossense foi formado nas categorias de base do Grêmio, sendo promovido ao time profissional em 2005. Chegou a ser vendido para o time inglês Liverpool em 2007, mas retornou ao gaúcho em junho de 2022. Nas passagens pelo tricolor dos pampas, foram 96 partidas com 14 gols marcados.
Nas redes sociais, o jogador criou uma linha do tempo para falar de sua carreira. "Aos 14 anos sai de casa para ser mais um jovem em busca do sonho de se tornar jogador de futebol. Com 16 anos chego no Grêmio e sinto o gostinho do que é estar num grande clube e também sentir que o sonho estava mais perto de ser realizado. Obrigado a todos os fãs espalhados pelo mundo! Tenho certeza que vocês continuarão torcendo para este novo ciclo que vai começar na minha vida".