O segundo Festival de Futebol Amador Sub-11 aconteceu neste sábado (29), em Campo Grande, e ampliou o sucesso da edição de estreia do ano passado. Desta vez, o título foi para o interior, conquistado pelo CR Aquidauana, que venceu o Grêmio Santo Antônio por 3 a 2. Esse foi o segundo título do Tricolor Pantaneiro nos festivais, já que, na semana anterior, havia conquistado o Feminino Sub-17.
A competição foi desmembrada com uma primeira fase apenas com 14 clubes da Capital disputada nas primeiras semanas de novembro, com cinco delas avançando para a fase estadual, com mais 16 clubes do interior.
Na etapa final, neste sábado, disputada nos campos da Arena 67, foram 44 jogos durante todo o dia, com uma primeira fase de grupos e depois confrontos eliminatórios até a decisão. Apenas nesta última etapa, disputada, foram 480 atletas em campo, 70 membros de Comissão Técnica, além da presença de mais de mil torcedores durante os jogos.
Na fase semifinal, os dois jogos foram decididos nos pênaltis. O CRA venceu o União ABC por 4 a 2, depois de empate em 2 a 2. O Grêmio Santo Antônio também precisou do desempate para eliminar o Operário FC. Os derrotados decidiram a terceira posição, com vitória do ABC sobre o Galo por 4 a 1.
A decisão entre CRA e GSA foi disputada e com emoção até o fim. O Aquidauana saiu na frente e chegou a abrir dois gols com João Mário, mas o time da Capital diminuiu com Pedro Henricke. Artilheiro da decisão, João Mário marcou mais um para o Tricolor, Leone diminuiu para o Santo Antônio e, suportando a pressão final do adversário, o CRA segurou o placar de 3 a 2 e o título.
Sucesso
A competição, que segue expandindo oportunidades aos clubes do Estado de disputarem categorias de base, recebeu mais uma vez elogios. Em mensagem enviada à Diretoria de Competição da FFMS, o professor Ener Reginaldo Vitorino, do Seinter, de Dois Irmãos do Buriti, disse que os festivais mostram confiança em relação ao futebol de base sul-mato-grossense.
“Somos a primeira equipe indígena a fazer parte da Federação e, desde 2012, temos participado de competições. Obrigado ao diretor Marco Tavares por organizar, acolher e incentivar nossa participação e ao presidente Estevão Petrallás por ter essa nova visão do futebol estadual. É preciso começar por essas categorias para em um futuro breve voltar o futebol do MS às vitrines do nosso país”.
Os elogios vieram também da equipe campeão. Renato Silva, técnico do CRA parabenizou a organização do festival e ressaltou que o torneio mostra que o futebol de base está sendo valorizado pela FFMS.
“Estamos muito felizes em sair campeões do Festival Sub-11, mas quero parabenizar também todos os demais participantes. Tive o prazer de assistir jogos de alto nível em que os atletas foram o centro das atenções, o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Obrigado por acreditarem no futebol de base sul-mato-grossense e sabemos que tudo isso vai além do futebol”, completou.