Domingo (6) é dia de “Comerário”, principal clássico sul-mato-grossense e um dos maiores na história do futebol do Centro-Oeste. A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, que também terá outros dois jogos, em Coxim e Rio Brilhante. A competição conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
O palco para o duelo entre Comercial e Operário, o 196º da história, não poderia ser outro: o tradicional Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande. A bola vai rolar a partir das 16 horas. Mais do que a rivalidade em campo, esta é a oportunidade para conquistar os primeiros pontos, já que ambos estrearam o Estadual com derrota. As equipes estão no grupo A.
Os torcedores colorados e operarianos também terão a chance de vibrar e apoiar os times nas arquibancadas do Morenão, após quase dois anos. As últimas quatro edições do clássico aconteceram com portões fechados, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O público acompanhou o “Comerário” de perto pela última vez no dia 22 de fevereiro de 2020. Na ocasião, o Comercial bateu seu rival por 2 a 0.
Demais confrontos
Mais dois jogos movimentam a segunda rodada no domingo (6), ambos válidos pelo grupo B. Às 15 horas, o Coxim recebe o Aquidauanense no Estádio Municipal André Borges. O Águia Negra estreia na competição às 17 horas no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante, diante do Dourados.
Apesar de liberada a presença da torcida, a capacidade de público nos estádios está limitada a 70%. Além disso, protocolos de biossegurança estão sendo aplicados em todas as partidas do Estadual.
O Estadual 2022 segue o formato de disputa da última edição. Na primeira fase, classificatória, os times se enfrentam em turno e returno até 13 de março, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril.