Com apenas 20 anos a jovem rio-brilhantense Maria Eduarda Leite, a Duda, acaba de escrever mais um capítulo vitorioso em sua promissora carreira no basquetebol. Neste Domingo, dia 21 de Setembro/25, a atleta foi campeã brasileira do Sub-23 atuando pelo tradicional time do Santo André-SP, ao vencer a grande final contra o Catanduva pelo placar de 72 a 63.
Nascida em Rio Brilhante, Duda iniciou sua trajetória no esporte ainda criança, jogando na quadra do Colégio Objetivo e na Escolinha Municipal de Basquete. Com incentivo da família e o apoio técnico Robson Aguilera, a jovem rapidamente se destacou nas competições municipais e estaduais, colecionando títulos e chamando atenção pelo talento e dedicação. Duda foi contratada pelo Tupã Basquete em 2022 onde ganhou projeção nacional. Em 2023, foi contratada pelo Santo André-SP, uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro.
Desde então, a atleta que atua como ala/armadora, vem acumulando títulos e experiências importantes, como: o Brasileirão Sub-23 (CBI), Campeã Torneio Início Simone Lima Sub-20 em 2025, Campeã da Copa Centenário pela Federação Paulista de Basquetebol Sub20 e Campeã Paulista Sub20 em 2024.
Para o prefeito Lucas Foroni, o sucesso da atleta reforça a importância da base esportiva de qualidade, como a oferecida pela Escolinha da FUNCERB. “É um orgulho para nós termos uma atleta que iniciou em Rio Brilhante, brilhando no cenário nacional. A trajetória da Duda pode inspirar novas gerações, além de comprovar cada vez mais que investir em esporte é investir no futuro de nossas crianças e adolescentes, oferecendo assim oportunidades reais de desenvolvimento no esporte e na cidadania”, destacou o prefeito.
Essa grande vitória da jovem atleta, tem sido motivo de orgulho para a comunidade rio-brilhantense e para sua família, especialmente para usa mãe, Cacau, que acompanha de perto a carreira da filha e celebra cada conquista.