A Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas) realizou a entrega de bolas oficiais de futebol para professores indígenas voluntários que atuam a frente de projetos sociais nas aldeias de Dourados.
Segundo Leomar Mariano, o Trovão, coordenador da Ceaid, os voluntários trabalham com as crianças e adolescentes indígenas no intuito de formar cidadãos melhores e mostrar que é possível ter qualidade de vida por meio da educação. “Por meio do esporte e de atividades de lazer, os voluntários buscam mostrar para os jovens um exemplo melhor e ensinar que bebidas e drogas acabam levando a prática de violência em casa e na comunidade”, explica.
Três projetos nas aldeias Jaguapirú e Bororó, que são coordenados pelos voluntários Livanir da Assind, Gerson de Sousa, Ismael Mamedes e Rosana Pontes, do Campo do Galo, receberam as bolas. Eles atendem aproximadamente 50 jovens entre crianças e adolescentes.
“Essa entrega é o símbolo de que a Prefeitura e Ceaid, através de parcerias com empresas público privadas buscarão apoio para incentivar o esporte nas aldeias”, ressalta Leomar.